As instruções a seguir fornecem informações básicas sobre como a conferência virtual ERAD/SP 2020 & ERAMIA/SP 2020 será conduzida, incluindo uma introdução à ferramenta de videoconferência que será usada.
As apresentações das sessões plenárias e das sessões paralelas da ERAD/SP 2020 & ERAMIA/SP 2020 serão realizadas usando a plataforma Zoom Meeting (até 300 participantes em cada sala).
As três salas principais - salas virtuais 1 a 3 - para as sessões plenárias e paralelas, bem como a sala auxiliar - sala virtual 4 - serão criadas pelos organizadores da conferência. Os links e senhas para acesso às salas serão enviados por e-mail a todos os participantes registrados.
As salas virtuais serão iniciadas pelos organizadores no início da manhã e permanecerão abertas durante todo o dia. As salas virtuais permanecerão abertas até 30 minutos após o término da última apresentação do dia, caso ainda haja alguma interação entre os participantes. A gravação será interrompida logo após o término da última sessão.
A plataforma Zoom Meeting distingue três papéis: hosts, co-hosts e participantes.
Hosts e co-hosts
Os hosts e co-hosts podem ativar ou desativar o áudio dos participantes. As salas serão iniciadas pelo host (ou um host alternativo). 'Session chairs' e assistentes serão co-hosts durante cada uma das sessões. Caso seja necessário, os hosts e co-hosts poderão desativar o áudio dos participantes durante as apresentações.
Participantes
Todos aqueles que ingressam nas salas são considerados participantes. O host da sala atribuirá o papel de co-host para o 'chair' e para os assistentes de cada sessão (membros da organização e colaboradores). Os participantes poderão ativar o som, transmitir seu vídeo, a menos que esses recursos sejam desativados por um (co)host. Os palestrantes e autores de trabalhos poderão compartilhar suas telas.
Sala para discussões e testes
As sessões de intervalo / discussão ocorrerão em uma sala separada (sala virtual 4). A visita a essa sala é opcional, a ideia é oferecer aos participantes um ambiente virtual para interação social. Essa sala estará aberta e disponível durante todo o dia, não será gravada nem transmitida e não deverá ser mediada pelos organizadores.
A sala virtual 4 também poderá ser usada para testar e ajustar suas configurações de áudio e vídeo, e estará disponível a partir do dia 19/08/2020 às 8:00.
As sessões serão gravadas e posteriormente disponibilizadas publicamente em um canal do evento no Youtube.
Gostaríamos de informar que, ao participar da conferência virtual ERAD/SP 2020 & ERAMIA/SP 2020, você estará concordando com a gravação das sessões.
Todas as sessões plenárias e paralelas (salas virtuais 1 a 3) também serão transmitidas pela TV Unesp.
O acesso a essa transmissão será livre e o link será disponibilizado publicamente no website do evento.
Observe que a transmissão ao vivo deverá ter um atraso de vários segundos em relação às salas no Zoom.
A transmissão deverá iniciar alguns minutos antes do início das sessões.
Para cada sessão, os organizadores da conferência criarão um canal em um workspace no slack dedicado ao evento. Esses canais não serão monitorados durante as sessões, de forma que as perguntas e comentários aos palestrantes e autores de trabalhos deverão ser feitas exclusivamente no chat da própria sala virtual.
O slack é um espaço mais aberto, fora das salas de apresentação, para registro de avisos gerais, discussões entre participantes e patrocinadores, envio de formulários de avaliação, etc, o que não seria possível ocorrer nas salas virtuais do Zoom. Consideramos que a principal vantagem dos canais no slack (em relação ao chat de cada sala virtual) reside no fato de que a discussão poderá continuar após o término de cada sessão.
O link de convite para participar do workspace no slack é este: tinyurl.com/erad-eramia-sp2020
Todos os interessados em participar do evento com acesso pleno às salas de videoconferência deverão se inscrever.
A inscrição oficial deve ser feita pelo sistema ECOS da SBC, que dá direito a um certificado de participação.
Recomendamos fortemente que todo participante se inscreva no workspace do slack dedicado ao evento, cujo endereço será disponibilizado no website.
Os links para as sessões e as respectivas senhas de acesso serão informados por email no início da semana do evento a todos os participantes inscritos.
O acesso às salas durante a conferência não será restrito apenas aos participantes registrados; por esse motivo, solicitamos que as senhas do Zoom sejam guardadas de forma segura e não sejam compartilhadas.
Eventuais participantes que não queiram se inscrever poderão acompanhar a transmissão das sessões pela TV Unesp.