Instruções - Autores


Instruções para autores de trabalhos


Em alinhamento com as últimas recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, em virtude da situação nacional de pandemia do COVID-19, a coordenação das escolas ERAD-SP e ERAMIA-SP decidiu realizar o evento na modalidade virtual.

Em função dessa decisão, todos os autores de artigos aceitos deverão enviar um vídeo pré-gravado de apresentação do artigo. A apresentação pode ser gravada por qualquer um dos co-autores e deve conter uma breve apresentação pessoal, seguida pela narração dos slides. Este é um requisito indispensável para que o artigo seja publicado nos anais das escolas.

As apresentações dos artigos ocorrerão em sessões temáticas ao longo dos três dias de realização do evento. Os autores terão a oportunidade de discutir ao vivo seus trabalhos com a comunidade em sessões de perguntas e respostas que ocorrerão logo após a transmissão de cada apresentação, assim como ocorreria presencialmente. A gravação da apresentação deve necessariamente atender os seguintes requisitos:

* slides de apresentação em tela cheia e captura da webcam com áudio e vídeo do apresentador (exemplos: sessões técnicas da conferência ASPLOS’20);
* tempo de apresentação: mínimo de 12 minutos e máximo de 15 minutos;
* formato do vídeo: MP4;
* resolução da câmera: mínima de 480p (SD), ideal (e máxima) de 720p (HD);
* proporção da tela: 16:9 (widescreen);
* taxa de bit ideal: 1 Mbps.

O envio do vídeo pré-gravado deve ser feito por meio de uma plataforma de nuvem (Dropbox, Google Drive, Microsoft OneDrive, FileSender@RNP, WeTransfer, etc). Para que os vídeos sejam verificados pela coordenação de programa, há uma urgência considerável na preparação e no envio do seu vídeo. Assim, solicitamos que você finalize e envie o seu vídeo até o dia 07/08/2020.

Envie o link para acesso ao seu vídeo para o email: eradsp-2020@googlegroups.com

Seguem algumas dicas para gravação do vídeo:

* faça a gravação em um ambiente o mais silencioso possível;
* utilize um microfone externo ou headset ao invés do microfone embutido do computador;
* faça um teste de gravação antes de realizar a gravação final, seja para garantir os requisitos solicitados, seja para você treinar sua apresentação.

Datas Importantes


Inscrições dos autores 31/07/2020
Data limite para envio do vídeo 07/08/2020
Data limite para ajustes finais no vídeo 14/08/2020
Data de início do evento 19/08/2020

Ferramentas para gravação de vídeos


Existem várias ferramentas de videoconferência disponíveis para gravar facilmente uma apresentação. O apresentador deverá mostrar o rosto via webcam e exibir os slides enquanto fala. Abaixo seguem alguns links com instruções sobre como gravar uma reunião em plataformas comuns:

Zoom:
Recording your presentation with Zoom - IEEE.tv
Recording a Zoom meeting - Zoom Help Center
Como gravar aulas, reuniões e vídeos utilizando o Zoom

Webex:
Record a Webex Meeting – Webex Help Center

Microsoft Teams:
Record a meeting in Teams

Google Meet / Screencastify / Loom:
Como gravar uma videochamada
Gravando aulas com Screencastify
Criando uma videoaula com o Loom

Microsoft Office – PowerPoint:
Gravar uma apresentação de slides com os intervalos e narração de slide
Salvar uma apresentação como arquivo de filme ou MP4

Skype:
Como gravar chamadas pelo Skype
Skype for business: Recording a meeting

MacOS – Keynote:
Gravar áudio no Keynote do Mac

OBS Studio:
https://obsproject.com/wiki/install-instructions

A TV Unesp disponibilizou três tutoriais para quem estiver interessado em aprender a realizar lives em redes sociais. Um desses tutoriais refere-se à configuração do OBS Studio. O link está disponível aqui.