Local da ERAD-SP 2017
- Onde ocorrerá a ERAD-SP 2017?
- A ERAD-SP 2017 ocorrerá no campus central da USP em São Carlos, especificamente no ICMC/USP. Importante: *não* será no Campus 2 da USP em São Carlos, mas sim no Campus 1 (Central). Use estes mapas para se localizar melhor.
- Haverá estacionamento no local do evento?
- Sim, quem for de carro poderá estacionar dentro do Campus central da USP em São Carlos, sempre nos locais permitidos a visitantes. Como a ERAD-SP 2017 ocorrerá de 08 a 10 de abril, isto é, sábado, domingo e segunda-feira, a expectativa é que não tenhamos problemas com estacionamento dentro do Campus.
- Como faço para chegar no ICMC vindo da rodoviária?
- São 7 min caminhando da rodoviária até o ICMC/USP. Aqui você tem o caminho: mapa. Não recomendamos vir a pé após o anoitecer. São Carlos, como toda cidade do seu porte, infelizmente, também sofre com eventuais e pequenos assaltos. Sempre dá para pegar um táxi na própria rodoviária.
Inscrições
- Como eu faço a minha inscrição na ERAD-SP 2017?
- Acesse a página de Inscrição e nela acesse o link sistema de Inscrições (ECOS) da SBC. Faça seu cadastro no sistema ECOS (se já não o tiver) e siga as instruções que o sistema lhe der. É fácil.
- Não tem como eu pagar somente a inscrição sem ficar sócio da SBC?
- Pode, sim. É só escolher a opção “Não associado à SBC”. No entanto, essa opção é mais cara que a outra, na qual você se inscreve na ERAD-SP e também se associa à SBC. Visite a página de Inscrição para saber todas as possibilidades de inscrição.
- Tem como fazer a inscrição em apenas alguns eventos da ERAD-SP 2017?
- Não tem como fazer inscrições parciais no evento. A inscrição na ERAD-SP 2017 lhe dará o direito a todo o evento. Alguns minicursos ocorrerão em paralelo e, por isso, você terá que optar pelo mini curso que deseja. Lembramos que os minicursos têm o limite de 60 vagas cada um.
Ônibus
- De onde os ônibus irão sair?
- Para chegar a São Carlos, a comissão organizadora da ERAD irá disponibilizar dois ônibus que farão as seguintes rotas:
– Ônibus 1: São José do Rio Preto, Catanduva, São Carlos
– Ônibus 2: São Paulo, São Carlos
Os ônibus sairão das respectivas cidades no dia 08/04 (sábado), por volta das 5h, de locais a serem definidos e informados em breve.
O trajeto da volta está programado para sair de São Carlos no dia 10/04 (2a. feira), às 19h30, e fazer o trajeto de retorno a São José do Rio Preto e São Paulo.
- Haverá ônibus para retornar para minha cidade antes da finalização da ERAD-SP?
- Não, não haverá. A ERAD-SP não disponibilizará esse transporte. Teremos ônibus, dependendo da demanda de inscritos no evento, apenas no Sábado pela manhã (para vir para São Carlos) e na Segunda à noite (para retornar de São Carlos).
- Um mesmo ônibus passará em mais de uma cidade?
- Provavelmente sim. Isso vai depender da demanda e do caminho que o ônibus fizer.
- Quanto custa para eu usar o ônibus?
- Não há custo extra para usar o ônibus disponibilizado pela organização, caso ele esteja passando na sua cidade.
- Quais as condições para que eu possa usar o ônibus?
- É necessário que sua inscrição na ERAD esteja confirmada (paga) até o dia 03/04 (2a. feira) e que você se inscreva para usar o ônibus.
- Como eu me inscrevo para usar o ônibus?
- Por favor, manifeste seu interesse preenchendo este formulário: Transporte e Alojamento para a ERAD-SP 2017. Estamos tentando viabilizar estes recursos.
- Como eu sei se ainda há vagas no ônibus?
- Caso consigamos viabilizar o transporte, enviaremos uma confirmação para o seu e-mail e divulgaremos essa informação aqui, na página da ERAD-SP 2017.
- Quais documentos eu preciso apresentar para embarcar no ônibus?
- É necessária a apresentação de um documento oficial original com foto (RG ou Carteira de Motorista) para comprovar a identidade.
Alojamento
- Onde será o alojamento?
- O alojamento da ERAD-SP 2017 será no Salão de Eventos da USP em São Carlos. Veja a localização dele e o caminho até o ICMC: mapa.
- O alojamento vai ter segurança?
- Sim. Haverá segurança no alojamento durante a noite.
- O que terá no alojamento?
- A comissão disponibilizará no alojamento a infraestrutura para que os alunos possam se instalar para dormir e tomar banho. É necessário que cada um traga seu próprio colchão, ou saco de dormir, ou barraca. No alojamento não haverá separação entre homens e mulheres, somente nos banheiros.
- Eu preciso ficar no alojamento ou posso ficar na casa de parentes/amigos?
- Não é obrigatório ficar no alojamento para participar da ERAD, mesmo que venha de ônibus.
- Há hotéis em São Carlos?
- Há sim! Na nossa página de Hotéis tem uma relação de alguns hotéis próximos à USP e um pouco mais distantes também.
- Quanto custa para eu ficar no alojamento?
- Não haverá custo extra para usar o alojamento, desde que você esteja inscrito na ERAD-SP 2017.
- Como eu me inscrevo para usar o alojamento?
- Por favor, manifeste seu interesse preenchendo este formulário: Transporte e Alojamento para a ERAD-SP 2017. Estamos tentando viabilizar estes recursos.
- Como eu sei se ainda há vagas no alojamento?
- Caso consigamos viabilizar o alojamento, enviaremos uma confirmação para o seu e-mail e divulgaremos essa informação aqui, na página da ERAD-SP 2017.
Artigos Selecionados e Apresentados na ERAD-SP 2017
- Como serão as apresentações dos artigos selecionados: oral ou pôster?
- Para ampliar a visibilidade dos trabalhos e a interação entre os participantes, todos os trabalhos serão apresentados oralmente e expostos na forma de pôsteres.
- Qual o tempo da minha apresentação oral?
- Como há vários trabalhos para pouco tempo, a apresentação oral será no modelo “relâmpago”, com poucos minutos para cada um. Os trabalhos serão apresentados em sequência, em ordem a ser definida. Cada trabalho da trilha de pós-graduação terá 3 minutos para exposição e cada trabalho da trilha de iniciação científica terá 2. Assim, é importante criar poucos e bons slides!
- Qual o tamanho do pôster?
- Tamanho A0.
- Eu devo seguir algum template ao fazer o meu pôster?
- Não há formato predefinido.
- Como eu vou afixar o meu pôster? Vai ter um painel? Preciso levar fita adesiva ou outra material para ajudar na fixação do pôster?
- Teremos painéis para a fixação dos pôsteres. Os pôsteres poderão ser fixados com cordinha (você precisa providenciá-la no seu pôster). Alternativamente, o pôster poderá ser fixado com fita adesiva dupla face, no entanto, dessa forma, geralmente os acabam danificados quando removidos. Se optar pela fita adesiva, não precisa trazê-la. Haverá fita adesiva dupla face à disposição dos autores dos artigos.
- Eu tive artigo aceito na ERAD-SP 2017. Preciso mandar alguma coisa antes do evento?
- Sim. Para viabilizar as apresentações “relâmpago” é preciso fornecer previamente os slides que serão usados. Isso deverá ser feito através do carregamento de um arquivo no formato PDF na área do seu artigo da ERAD-SP 2017 no sistema JEMS.
Minicursos
- Quais são os minicursos oferecidos?
- Veja a programação detalhada da ERAD-SP 2017, incluindo os minicursos na nossa página de Programação.
- Qual a diferença entre um minicurso e um tutorial?
- Os minicursos têm o dobro da carga horária e são totalmente hands-on (em laboratório).
- Há limite de vagas para os minicursos?
- Sim, há. O limite é de 60 vagas (por ordem de chegada) para cada minicurso, em função dos laboratórios.
- Os minicursos terão aulas práticas?
- Sim. Os minicursos estão alocados totalmente para serem ministrados nos laboratórios de computação com acesso remoto a computadores paralelos.
- Tem minicursos ocorrendo em paralelo?
- Sim. Os minicursos I e II ocorrerão em paralelo. Os minicursos III e IV também.
- Quais são os pré requisitos para os minicursos?
- Os alunos que participarão dos minicursos devem saber programar, preferencialmente, na linguagem C.
Tutoriais
- O que é um tutorial na ERAD-SP 2017?
- Os tutoriais apresentam assuntos técnicos específicos de um determinado tema. Espera-se que ele discuta de maneira mais profunda determinados assuntos de interesse da Escola.
- Os tutoriais são teóricos ou práticos?
- Os tutoriais da ERAD-SP 2017 não serão apresentados em laboratório e, portanto, são considerados teóricos, mesmo que considerem assuntos técnicos.
- Qual a diferença entre um tutorial e uma palestra na ERAD-SP 2017?
- As palestras devem ser mais norteadoras e os tutoriais mais técnicos.
- Quais são os tutoriais da ERAD-SP 2017?
- Vide a programação detalhada da ERAD-SP 2017, incluindo os tutoriais na nossa página de Programação.
Desafio de programação paralela
- O que é um desafio de programação paralela?
- O desafio de programação paralela é uma competição divertida que aplica o conhecimento adquirido para a resolução de problemas da computação em arquitetura de alto desempenho.
- Eu posso participar do desafio mesmo sem ter feito os minicursos?
- Claro que pode! Todos os participantes da ERAD-SP têm a oportunidade de mostrar sua capacidade nesta competição.
- A participação no desafio é individual ou por equipe?
- É incentivado a participação em equipe, mas não é obrigatório. O limite por equipe é de 3 participantes.
- Como eu monto a minha equipe para participar do desafio?
- A Preparação para o Desafio é o último momento para se organizarem. Aliás, os melhores momentos de se organizarem são durante os minicursos e os coffee-breaks.
Participação no evento
- Há um telefone de contato?
- Há sim, na seção de eventos do ICMC/USP, tel (16) 3373-9622, falar com Neylor ou Denise.
- Há um email para contato?
- Há sim, eradsp2017@icmc.usp.br
- E sobre a confraternização no domingo à noite?
- A confraternização no domingo à noite ocorrerá após o Desafio de Programação Paralela, no Salão de Eventos. Ainda não temos o cardápio definido, mas estamos trabalhando arduamente para fazer algo legal para todos os participantes. Não haverá custo extra para a participação na confraternização. O nosso objetivo é a integração.
- Quantas refeições serão oferecidas no evento?
- Serão oferecidas as seguintes refeições (já inclusas na inscrição): café da manhã para quem ficar no alojamento (domingo e segunda-feira), almoço (provavelmente no estilo brunch, no sábado, domingo e segunda-feira) e os coffee-breaks (sábado, domingo e segunda-feira). Não é necessário trazer canecas.
- Como será o certificado de participação?
- Nenhum certificado será impresso. Todos os certificados serão enviados por email aos inscritos que fizeram o credenciamento no evento.