Desafio de Programação Intel®

A Intel®, patrocinadora do ERAD-SP 2013, lançou em 2012 o Intel® Xeon Phi™, um co-processador com desempenho de até 1.0 TFlops.

Neste Desafio, a Intel convida você a explorar as novidades desse revolucionário acelerador disponível no mercado! Seu prêmio poderá ser um Ultrabook inspirado pela Intel!

Resultado

Veja o resultado do Desafio aqui.

Regras

O Desafio de Programação Paralela Intel é um evento preparado para alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação nas instituições de ensino do Estado de São Paulo, extensíveis a outros estados e países.

O Desafio consiste na resolução paralela de um problema específico da área de Computação, considerando sua execução em uma arquitetura Intel® Xeon Phi™. O problema é o mesmo apresentado no Desafio de Programação Paralela do ERAD-SP.

A resolução do problema acontecerá antes do evento, em ambiente próprio da equipe. Durante o evento, será permitido introduzir otimizações no código. Para facilitar este processo, serão disponibilizados 4 Ultrabooks conectados ao ambiente de testes, com as ferramentas de desenvolvimento de Software da Intel para auxiliar no processo de otimização, em horários determinados pela organização do ERAD.

Ao final do evento serão divulgados os resultados e a equipe campeã.

Categorias

Não haverá divisão de categorias no Desafio de Programação Intel. Todas as equipes inscritas no Desafio de Programação do ERAD-SP estarão concorrendo a um Ultrabook inpirado pela Intel.

Equipes

Cada equipe pode ter, no máximo, até 3 integrantes. É obrigatório que todos os membros da equipe estejam inscritos e presentes no evento. Caso algum membro não esteja inscrito e/ou presente, a equipe será desclassificada. O prêmio será um Ultrabook para a equipe vencedora.

Sumissão

O prazo limite para a submissão é dia 28 de Julho de 2013, até as 23:59 hs (horário de Brasília: GMT -03:00).

Cada equipe deve criar um arquivo Makefile com as instruções de compilação, sendo que deve existir o target run com o comando de execução.

Para a submissão, cada equipe deve compactar o código fonte e o Makefile em um arquivo .tar.gz, .rar ou .zip e enviá-lo através do link disponível na página do evento. Esse arquivo pode ter, no máximo, 32 Kb de tamanho. Submissões maiores do que este tamanho serão desconsideradas.

Os arquivos devem ser colocados em um diretório diferente do qual estão a solução para o Desafio de Programação Paralela do ERAD-SP.

Avaliação

Depois de encerrado o prazo de submissão, as soluções serão avaliadas no Ambiente de Teste dos juízes. Estas avaliações acontecerão durante o evento. As equipes poderão ajustar sua solução durante o evento (de preferência utilizando os Ultrabooks com ferramentas de desenvolvimento de software Intel) e re-submeter a solução aos juízes por mais 2 vezes.

A pontuação para a classificação final será a seguinte:

A equipe que somar mais pontos nos dois Desafios será declarada vencedora e ganhará o Ultrabook inspirado pela Intel.

A divulgação do resultado final será feita na seção de encerramento do evento.

Casos omissos serão avalidados e julgados pelo comitê organizador do evento.

Ambiente de teste

O ambiente utilizado para o teste das submissões tem as seguintes características:

Além disso, as soluções devem ser construídas na linguagem C/C++ com o uso de biblioteca específica para MIC.

Caso queira ter acesso a um processador Intel® Xeon Phi™, entre em contato com a organização do evento, anexando este documento devidamente assinado e carimbado pelas autoridades de sua Universidade (coordenação e/ou diretoria). A isenção da assinatura institucional se dará mediante comprovante de matrícula com até 7 dias da data de emissão.

Problema

Clique aqui para abrir o arquivo com
a descrição do problema.

Dicas

Algumas dicas serão colocadas no site do ERAD-SP nos meses de Maio e Junho de 2013.

Estas dicas podem ser utilizadas para a construção da solução.

Caso queira compartilhar alguma dica, entre em contato conosco.

Dica de Maio/2013.
Dica de Junho/2013.